As autoridades de saúde da Dinamarca confirmaram nesta quarta-feira (27) um caso do zika no país. Um morador que viajou para fora do país testou positivo para o vírus, segundo informou a emissora nacional DR. Segundo o órgão de saúde da cidade de Aarhus, a 2ª maior do país, o paciente viajou para América do Sul e Central recentemente, onde teria contraído a doença.
E nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama pediu rapidez no desenvolvimento de testes, vacinas e tratamentos para combater o vírus zika. O alerta foi feito por meio de um comunicado da Casa Branca nesta terça-feira (26).
A preocupação veio dias depois de a Organização Mundial da Saúde alertar que uma epidemia da doença deve se espalhar pelo continente americano. Nos Estados Unidos, duas pessoas foram confirmadas nesta terça-feira (26) com o vírus, uma no estado do Arkansas e outra na Virgínia. Os pacientes viajaram para fora do país recentemente.
Na semana passada, outras três pessoas em Nova York também foram diagnosticadas com a doença.
Expansão pelo mundo
Além do Brasil, onde a situação é mais grave, o zika vírus já tem transmissão local em 23 países ou territórios na América, África e Oceania. Um número alto de infecções já chegou também à Colômbia, El Salvador e Cabo Verde.
O aumento rápido do número de casos tem levado as autoridades das regiões atingidas a tomar medidas extremas como recomendar que as mulheres não engravidem. Na Colômbia, onde foram notificados 13.524 casos, entre confirmados e suspeitos, o governo recomendou que os casais evitem a gravidez pelo menos até julho.
Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus, já o chikunguna é do gênero Alphavirus.
As doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.
O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.
Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré tem trazido preocupação.